Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

José da Xã

Escrever mesmo que a mão me doa.

José da Xã

Escrever mesmo que a mão me doa.

Hoje convido eu! #8

A desafiarem-me!

Esta semana atrasei-me a escrever o texto do desafio que eu solicitei à Ana e que diz o seguinte: a vida só é complicada para quem se quer preocupar.

Sem saber bem o que irei escrever... vejamos o que sairá!

 

Filho mais novo e indesejado da Júlia e do Chico o "Moinante", cedo foi entregue aos cuidados de uma tia casada, mas sem filhos. Carlos cresceu assim longe de um pai alcoólico e de uma mãe mais preocupada em saber da vida dos outros que da sua.

Nunca se preocupou muito com os antecessores que sabia quem eram, mas raramente os via. Deste modo Carlitos brincou muito na rua e depressa se tornou um líder da gaiatada. Mesmo os miúdos mais velhos seguiam-no sem medo porque sabiam que dele só surgiria brincadeira. E da boa! (Como se houvesse más brincadeiras!!!)

A escola foi um momento fugaz. Muito inteligente, o rapaz cedo deu mostras de saber mais do que dizia e era, por assim dizer, o local preferido para as suas estranhas e, por vezes arriscadas, brincadeiras.

Quando terminou a primária, com quase 10 anos de idade e muitos mais de vida foi procurar o David, mais conhecido pelo "Ferrugem" para que este lhe arranjasse algo que fazer para "abichar" uns euritos.

Porém a sua prática não era por vezes a mais sensata e caía amiúde no erro de achar que tudo para ela seria possível e plausível!

Como era menor e tinha sempre uma desculpa "à mão de semear" ainda andava longe dos problemas com a justiça. Até que um dia alguém lhe pediu algo que estava muito acima das suas possibilidaes e conhecimentos. No entanto não pretendeu defraudar o eventual cliente e após algumas investigações encontrou o que queria, mas para tal necessitava de ajuda.

Procurou entre os seus amigos quem o poderia ajudar e reunida a equipa ei-lo defronte de um carro pronto para roubar umas jantes. A noite envolvia-os assim como uma motorizada que fora colocada bem perto da viatura. Sempre que acelerava de maneira barulhenta os jovens tentavam sacar as jantes. Carlitos roubou uma, duas mas à terceira surgiu a polícia que avisada por alguém acorrera célere ao local.

- Apanhado... desta vez é que vais para um reformatório - disse o agente enquanto lhe colocava as algemas.

Mas Carlitos parecia estar a leste do problema que tinha entre mãos. Já dentro do carro patrulha o outro agente observou:

- Até agora a tua vida tem sido fácil. A partir deste momento é que se irá complicar!

Resposta rápida do jovem agora detido:

- A vida só é complicada para quem se quer preocupar!

No dia seguinte voltou à rua, Para espanto de muitos e cognomizado de "verdadeiro herói" para muitos outros.

3 comentários

  • Imagem de perfil

    José da Xã 22.01.2023

    Terei respondido?
  • Imagem de perfil

    Ana a Abelha 22.01.2023

    não, se tivesses eu tinha alterado o link para o teu post.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.